Poejo, Poejo-das-Hortas, Poejo-Real, Menta-Selvagem, Poejo-do-Brejo e Hortelã-de-Folha-Miúda, são os nomes populares da Mentha pulegium, como é chamada cientificamente.
Essa é uma planta herbácea com folhas opostas e lanceoladas, suas flores são pequenas branco-liasses. Muitas pessoas cultivam a planta na horta doméstica já que é considerada como um alimento usado popularmente em infusões de chá como erva medicinal.
Originária do Mediterrâneo, essa é uma planta que se adapta muito bem a quase todos os países de clima temperado. No cultivo, deve estar sob sol pleno ou meia sombra, o solo fértil e enriquecido com matéria orgânica para que se desenvolva bem.
Misture de 1 a 2 colheres de sopa de poejo em 200ml de água fervente. Para melhor infusão do chá, abafe com uma tampa e espere 5 minutos. Coe antes de servir e está pronto!
Vale lembrar que não deve ser ingerido por mulheres grávidas.
Cultivado desde a antiguidade por suas propriedades medicinais, era costume queimar a erva para repelir pulgas e outros insetos, daí o nome pulegium, do latim, que deriva de pulex, uma referência às pulgas .
Benefícios e usos:
Problemas respiratórios:
Auxilia no tratamento de tosse, bronquite, gripes e resfriados, devido às suas propriedades expectorantes.
Sistema digestivo:
Ajuda a aliviar gases, cólicas, indigestão e outros desconfortos gastrointestinais, graças às suas propriedades carminativas e antiespasmódicas.
Ação calmante:
Pode ser utilizado para ajudar a relaxar e combater a insônia.
Outros usos:
O poejo também pode ser utilizado como repelente de insetos, tempero em diversas preparações culinárias e para auxiliar no tratamento de dores reumáticas e cólicas menstruais.